Resenhas



Setembro



Título: Laís, a fofinha
Autor: Walcys Carrasco
Editora: Ática
40 páginas
Ano: 2011

           
            Laís mudou de cidade e, na nova escola, seus colegas não param de lhe dar apelidos desagradáveis. A menina começa a se sentir muito triste, acha-se gorda e incapaz de realizar seu grande sonho: ser atriz. Ela até faz regime escondido.
Aos poucos, Laís consegue contar para a família o que está acontecendo. E é graças à sua persistência e ao apoio de seus familiares que ela consegue perceber que, afinal, ela é linda exatamente do jeito que é.




Abril





Título: Harry Potter e a pedra filosofal

Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
223 páginas
Ano: 2000

Harry Potter e a pedra filosofal é o primeiro livro de uma série de sete livros escritos por J. K. Rowling sendo lançado na Inglaterra em 1997 e posteriormente no Brasil em 2000.
Conta a história do menino Harry Potter que é adotado pelos tios após a misteriosa morte dos seus pais. Tratado como criado, Harry mora num armário debaixo da escada e é maltratado pelos tios e pelo primo Dudley.
Quando completa 11 anos Harry começa a receber cartas da escola de bruxaria de Hogwarts, dizendo que ele é um feiticeiro e convidando-o para estudar. Lá ele descobre tudo sobre a morte de seus pais, aprende a jogar quadribol, enfrenta o cruel Voldemort e se mete em muitas confusões.




Março





Título: Compra pra mim

Autor: Manuel Filho

Editora: Paulus
80 páginas
Ano: 2010


         No livro escrito em primeira pessoa, o garoto João conta sua história falando de seus sonhos de consumo e de como eles se transformam em pesadelos na vida real. 
         Com texto descontraído, Manuel Filho aborda o consumismo e o consumo sustentável, além de mostrar como esses assuntos estão presentes no cotidiano do leitor, que é levado a identificar-se com as situações e a refletir sobre sua responsabilidade enquanto consumidor. 

         O autor destaca ainda o perigo do consumismo em grande escala, que além de ser prejudicial à sociedade, também atinge a natureza. “Se todo mundo pudesse comprar tudo o que quer, o planeta não suportaria... não haveria matéria-prima suficiente para tantos produtos, o meio ambiente ficaria mais e mais comprometido e a sobrevivência humana ameaçada”, destaca Manuel Filho em uma passagem da obra.





Fevereiro



Título: O diário de Pilar no Egito
Autor: Flávia Lins e Silva
Editora: Zahar
146 páginas
Ano: 2012

            Pilar é uma menina muito esperta e curiosa que possui uma rede mágica. Basta um empurrão em sua rede, que lá se vão Pilar, seu melhor amigo Breno e seu gato Samba para uma fantástica viagem ao Egito.
            Nesta viagem eles encontram o jovem faraó Tutancâmon, salvam-no da morte e enfrentam deuses, feras e seres mitológicos para ajudá-lo a recuperar seu reino.
            Além disso, voam nas asas de uma Fênix, navegam pelo rio Nilo numa feluca (espécie de embarcação típica do Nilo) e Pilar, contrariando os escribas, ainda aprende a escrever hieróglifos (a escrita dos antigos egípcios).
            O livro ricamente ilustrado e com informações sobre o Egito é uma aula de história divertida em formato de aventura.







Janeiro




Título: A cabana
Autor: William P. Young
Editora: Sextante
240 páginas
Ano: 2008


Escrito pelo Canadense William P. Young, conta a história de Mack Allen Phillips, um homem casado, pai de cinco filhos, que decide acampar com os filhos menores no final das férias. Durante o acampamento sua filha Missy de seis anos desaparece misteriosamente e indícios apontam que ela foi brutalmente assassinada em uma cabana abandonada.
A partir daí Mack cai em uma profunda tristeza, que ele chama de “A grande tristeza”. Sua relação com Deus que nunca foi das melhores piora e ele se afasta cada vez mais de Deus e da sua fé.
Após quatro anos ele recebe um bilhete que diz:
Mackenzie

Já faz um tempo. Senti sua falta.
Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar.

Papai.”

Mack considera o bilhete uma piada mau gosto, visto que seu pai já havia morrido há muito tempo e sua relação com ele havia sido bem conturbada e violenta. Ele começa a cogitar a hipótese do bilhete ser do assassino de sua filha que deseja afastar Mack de sua família para lhes fazer mal ou atraí-lo para cabana para matá-lo, por fim admite a possibilidade de o bilhete ter sido escrito mesmo por Deus, pois “Papai” era a forma como sua esposa e seus filhos se referiam a Deus.

Ele finalmente resolve ir até a cabana, chegando lá encontra a Santíssima Trindade e se surpreende com a forma com que eles se apresentam a ele. Deus é representado por uma mulher negra e gorda, o Espírito Santo por uma mulher asiática e Jesus por um homem comum e atrapalhado.

Nesse encontro Mack tem a oportunidade de tentar compreender alguns dos episódios mais tristes de sua história e responder à pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?"
Durante este fim de semana Mack encontrará a resposta para essa e outras perguntas que o atormentam desde a morte de sua filha.





0 comentários:

Postar um comentário